Conheça um pouco da nossa História


No final da década de 50 O Sr. Ryohei Kuwahata chega ao Brasi, vindo do Japão, jovem e recém formado em agronomia para se dedicar a estágio agrícola numa fazenda, aonde havia um cafezal tipo exportação. Ele não entendia porque o melhor café do Brasil não era bebido pelos brasileiros.  Desde seu primeiro contato com o café, foi paixão à primeira vista, pela lavoura, pela bebida e por toda natureza em volta dela. Sr. Ryohei chegou ao Brasil com a roupa do corpo e sem dinheiro, sem ter onde ficar nem falar português.

Sr Ryohei aprendeu a falar português, concluiu o estágio e partiu para diversas outras experiências profissionais, foi aprovado na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Engenharia civil e o Brasil passou a ser seu lar, constituiu sua família em São Paulo-SP. E no fim de sua vida resolveu realizar um antigo sonho de juventude: um dia ter um cafezal. Esta empreitada  foi realizada com ajuda de outro agrônomo Sr. Kunio Nagai especializado em fazendas orgânicas, O cafezal se chamava Quirino e foi iniciado com 40 mil pés de café no sistema orgânico com as variedades: Bourbon Amarelo, Icatu e Mundo Novo.

Já estamos na segunda geração da família, agora com o Kento Café Roastery, uma torrefação independente feita para levar aos brasileiros os melhores cafés do Brasil.

Cronologia:

Décadas de 70/80:

Durante mais de 20 anos a família atua com pequenos negócios da agricultura familiar como bonsais, mudas e flores que eram vendidos em Feiras, Exposições e no Ceasa de São Paulo-SP.

Anos 90 até 2006: A família é de origem da pequena agricultura familiar tornou um hobby orquídeas em negócio profissional, atuando com orquídeas floridas e mudas, fornecendo para mais de 80 floriculturas em São Paulo e interiores paulistas como Jundiaí, Campinas, Atibaia, Piracaia e Mairiporã.  E decide tocar os dois negócios ao mesmo tempo cafezal e orquidário. Mantendo um orquidário com mais de 10 mil orquídeas e inúmeras mudas na cidade de Bragança Paulista, e um pequeno Cafezal orgânico em outra propriedade na mesma cidade na divisa de Tuiutí com Bragança Paulista.

2007 até 2010:

Foram os 04 anos mais intensos do Kento Café, época em que decidimos após a morte do Sr. Ryohei nos dedicarmos somente ao café e fechamos gradualmente o orquidário (onde hoje é a torrefação).  Já estávamos totalmente apaixonados pela cafeicultura e por cafés de alta qualidade.  Buscamos conhecimentos técnicos, científicos e diretrizes para alta qualidade em serviços e produtos. Senar, Apta, Vigilância Sanitária, Prefeitura e Ibama foram os órgãos que mais nos forneceram informações e orientações para concretizarmos nossa fé em levar adiante nossos planos. Em feiras, exposições e divulgações conseguimos nossos primeiros clientes para o fornecimento de cafés como padarias, restaurantes e a sede regional da OAB.

2011 até 2013: Tivemos um incêndio criminoso em nosso cafezal, entre lágrimas e muitas tristezas passamos a comprar cafés de diversos produtores, o que nos levou a agregar mais conhecimento da diversidade de terroirs, grãos, técnicas e manejos nos cafezais brasileiros. Para pagar dívidas vendemos tudo trator e até a nossa primeira torrefadora de café, uma Carmomaq modelo TC10.  A parceria com outros produtores nos trouxe a esperança e força para continuar com nosso amor pela cafeicultura de valor e o compromisso em divulgar todo potencial e riqueza natural dos cafés brasileiros que na nossa opinião é um dos melhores cafés do mundo. Assim iniciamos uma parceria pautada em seriedade, compromisso e verticalização com os produtores rurais focados em alta qualidade na cafeicultura. Passamos a torrar em diversos equipamentos diferentes de diversas marcas e portes, o que nos fez acumular ainda mais conhecimento de técnicas de torras em diversos equipamentos. Graças a parceria e solidariedade de fazendeiros conseguimos finalmente voltar a sonhar em um dia ter a nossa própria torrefação.

2014 até 2016: Estudamos mais técnicas de barismo, gestão de cafeterias, redes e franquias pois passamos a atuar fornecendo cafés para cafeterias e empórios. Fomos escolhidos pelo JK Iguatemi a ser o torrefador e fornecedor da primeira marca própria de café do Shopping. (atualmente torramos para mais de 5 marcas que terceirizam conosco a torra dos cafés) Passamos a torrar em parceria com produtores numa torrefadora Atilla de 15kgs e em outros parceiros fazendeiros. Nosso orquidário foi totalmente desativado e nos dedicamos exclusivamente aos cafés. Para gerar mais informação ao consumidor passamos a levar pessoas interessadas nas lavouras, na época da colheita para vivenciarem a dificuldade que é manter os cafés com alta qualidade e entender o que é café especial de verdade. Mantemos firme nossos propósitos em qualidade, somamos aos produtores de café a nossa parte da cadeia da lavoura até a xícara, zelando pelo melhor resultado de bebidas.

2017 até 2018: . Finalmente montamos nosso torrefação própria e nossos clientes cafeterias, empórios e cafeshops podem contar com nosso laboratório de torras, métodos de preparo e moagens para agregar mais conhecimentos e técnicas para seu dia a dia ser mais produtivo e com informações baseadas mais na prática de resultados. Comemoramos 03 anos de testes e estudos em cápsulas encapsulando artesanalmente nosso próprio café saboroso e de alta qualidade, em cápsulas hermeticamente fechadas e facilmente recicláveis. A pedido de muitos consumidores finais que tinham dificuldade em comprar nossos cafés em cafeterias (pois para manter qualidade não podemos nos dedicar a grande números de clientes) iniciamos as vendas online na nossa loja virtual para varejo e montamos o nosso clube de cafés maravilhosos. Nos dedicando a ouvir mais o cliente e entender suas necessidades, mas sem perder nosso foco em alta qualidade.

2018 e 2019:  Nossas cápsulas agora são em PEAD BIO e fazemos mensalmente um evento/curso/workshop para atender o consumidor final varejo e aos lojistas, uma forma de estarmos mais próximos e antenados nas tendências e demandas do segmento dos cafés especiais. Nosso torrefador qualificou-se como Q-grader e lançamos produtos à base de café de nossa especialíssima torra: cervejas, chopp, drágeas de café coberto com chocolate etc. Mantemos os nossos fornecedores de sempre com muito respeito e dedicação e agregamos novos parceiros produtores da agricultura familiar do interior paulista, das Matas de Minas, Chapada Diamantina e Sul de Minas . Nosso torrefador foi escolhido para nestes dois anos ser o Professor de Torra do Conceituado CPC Museu do Café de Santos - e iniciamos as torras parceiras terceirizando a torra, perfis, blends para várias fazendas, marcas e torrefações que necessitam de um torrefador de alta performance e especialista para cafés mais finos e premiados/nanolotes. As embalagens continuam feitas com muito carinho e zelo pela Batchan uma a uma, e incluímos na linha a opção de Café Orgânico Certificado e torras diversas a pedidos dos clientes: para espresso, para cápsula, para cobrir de chocolate, para filtrado, para café arábe, nosso padrão antes era torra clara, mas incluímos a torra por encomenda: torra para métodos, torras escuras para quem tem este perfil/preferência. Mas tudo sempre por demanda just-in-time. Só torramos quando há o pedido/encomenda. Agregamos mais parceiros e mais conhecimentos específicos da torra, moagem e embalagem.

2020 Desejamos e planejamos muito mas só ficou acima de tudo fé e amor no melhor café para os brasileiros. Seguimos participando de ações para auxílio a hospitais, baristas, cafeterias e profissionais que viviam de café e foram pegos de surpresa assim como nós com a Pandemia de 2020. Seguimos sem perder o foco em alta qualidade de produtos e serviços esperando dias melhores para o Brasil e para o Mundo.



Contate-nos agora através do Whatsapp